Laboratório de Geoinformação

Responsável: Prof. Dr. Alécio Perini Martins - alecioperini@ufg.br

Objetivos:

O Laboratório de Geoinformação tem como objetivo geral oferecer suporte na área de Geotecnologias para os cursos de Licenciatura, Bacharelado e Pós-Graduação em Geografia da Regional Jataí, assim como outros cursos de áreas afim, seja na forma de suporte técnico no desenvolvimento de pesquisas, oferta de cursos de capacitação e treinamento e disponibilização de bases de dados vetoriais e matriciais para elaboração de produtos cartográficos.

São objetivos específicos do Laboratório de Geoinformação: a) Fornecer apoio técnico a pesquisas desenvolvidas na Regional Jataí que necessitem/utilizem ferramentas de Geoinformação; b) Manter atualizado banco de dados digital com bases estatísticas e espaciais (vetoriais e matriciais) do Estado de Goiás, especialmente da microrregião Sudoeste de Goiás e do município de Jataí; c) Promover a difusão do conhecimento na área de Geotecnologias por meio da realização de cursos, palestras e oficinas de capacitação; d) Atender às demandas por bases de dados  e mapeamentos de projetos desenvolvidos na Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos e, quando possível, nas demais unidades da Regional Jataí; e) Contribuir com a divulgação científica na área de Geoinformação na Regional Jataí.

Projetos:

Atualmente, são desenvolvidos no Laboratório os seguintes projetos:

Projeto: ESTUDO DE VIABILIDADE DO USO DE DRONES PARA LEVANTAMENTOS AEROFOTOGRAMÉTRICOS: Aplicações
em planejamento urbano, regularização fundiária e monitoramento agrícola e ambiental.

Modalidade: Pesquisa/Inovação

Duração: 2019/2021

Financiamento: CNPQ

Projeto: ANÁLISE DA MATRIZ DE MUDANÇA DO USO E COBERTURA DA TERRA NA MESORREGIÃO NOROESTE GOIANO: Identificação de áreas potenciais para a agricultura e avaliação da fragmentação da vegetação utilizando Geotecnologias Aplicações

Duração: 2019/2022

Financiamento: CNPQ

Projeto: Geoinformação na rede
Modalidade: Extensão
Duração: 2016/2017
Financiamento: Bolsa PROBEC/UFG

Projeto: Professores de Geografia em formação: Diretrizes Curriculares Nacionais (desenvolvido em parceria com o NEPEG/IESA/UFG.
Duração: 2015/2017
Financiamento: Bolsa de iniciação científica na modalidade PROLICEN

Projeto: Estimativa e Monitoramento de variáveis relacionadas ao balanço de energia no sistema terra-atmosfera na Bacia do Rio Paranaíba: mudanças ambientais em superfície e impactos sobre o clima e recursos hídricos.
Duração: 2016/2019
Financiamento: Projeto submetido ao Edital MCTI/CNPQ Nº 01/2016 – Universal, aguardando avaliação.

Projeto: Estudo comparativo entre valores de temperatura do ar registrados em estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia e valores registrados em imagens termais obtidas por sensoriamento remoto.
Duração: 2015/2018
Financiamento: Projeto financiado pelo CNPq

Além destes projetos, a equipe do Laboratório de Geoinformação fornece apoio técnico a diversos projetos desenvolvidos na Regional Jataí, especialmente nos demais laboratórios da Unidade Acadêmica Especial de Estudos Geográficos.

Equipe:
Coordenação: Alécio Perini Martins

Técnico administrativo/Geógrafa: Cristina Silva de Oliveira
Estudantes de graduação (bolsistas e voluntários)
Carlos Eduardo Damasceno – Bacharelado em Geografia
Frederico de Assis Leal – Bacharelado em Engenharia Florestal
Josy Carla da Silva Pena – Licenciatura em Geografia
Lucas Carvalho Borges de Lima – Bacharelado em Geografia
Nayara Alves Ferreira – Bacharelado em Engenharia Florestal
Queila Soares Santana – Licenciatura em Geografia
Rafael Medrado Santana – Bacharelado em Geografia
Santiliana Pereira da Silva – Licenciatura em Geografia

Estudantes de pós-graduação
Jordana Rezende Souza Lima – Doutorado em Geografia
Mírian Maria de Paula – Doutorado em Geografia
Patrícia Tinoco  dos Santos – Mestrado em Geografia
Wellmo dos Santos Alves – Mestrado em Geografia

Localização: Sala 04, Bloco 1 - Campus Riachuelo/REJ.

Contato: (064) 3606-8138

E-mail: labgeoinfo@yahoo.com.br