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Laboratório de Pedologia

Atualizado em 04/08/16 10:05.

Responsável: Prof. Dr. Iraci Scopel - iraciscopel@gmail.com 

 

Objetivos:

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em solos tem como objetivo geral o ensino e a pesquisa em solos.

São objetivos específicos do Laboratório:

- cultivar a curiosidade e o cuidado da comunidade, em geral, pelo solo e pela natureza;

- avaliar as características morfológicas, físicas, químicas e biológicas do solo com a participação privilegiada dos estudantes;

- incentivar a condução de pequenos experimentos práticos visando o ensino de solos nas escolas de ensino fundamental e médio;

- complementar, através de equipamentos de laboratório, as informações morfológicas e da paisagem de solos obtidas “a campo” para proporcionar um conhecimento quantitativo de características de amostras de solo;

- analisar amostras de solos para diagnosticar diferenças não perceptíveis através das observações sensórias;

- fornecer ferramentas e local de análise de solos visando a pesquisa na área da ciência do solo;

- prover condições para estudar, relatar e divulgar o conhecimento de solos obtido através da pesquisa, possibilitando a discussão com os alunos e pesquisadores da área.

 

Estrutura Administrativa do Laboratório 

O Laboratório de Pedologia está inserido na Diretoria da UAEEGEO, da Universidade Federal de Goiás (UFG) como uma unidade de suporte e assessoria aos Programas de Graduação e Pós-Graduação e encontra-se estruturado da seguinte forma: 

Da sua composição: O laboratório de Pedologia está subordinado à UAEEGEO a qual nomeia um Coordenador de Laboratório por prazo mínimo de dois (2) anos, podendo ser prorrogado, conforme as conveniências institucionais e de formação do professor/pesquisador. O Coordenador do Laboratório poderá dar livre acesso ao laboratório a seus técnicos, monitores, estudantes de iniciação científica e estudantes de mestrado e doutorado, envolvidos com estudos pedológicos, estando todos sujeitos às normas gerais de uso de um laboratório específico. Para outros interessados na utilização do laboratório, deverá haver um documento explicitando as condições e responsabilidades de uso do laboratório, autorizado pelo seu Coordenador. Normalmente, um projeto de pesquisa na área poderá suprir essas condições.

 

Uso e Funcionamento 

O laboratório de Pedologia é destinado aos estudos que envolvem o solo como matéria de referência. Funciona nos horários letivos e em outros de interesse da pesquisa desde que autorizados pelo seu coordenador.

Normas gerais para um bom uso, funcionamento e organização do Laboratório de PEDOLOGIA:

- Para o acesso às instalações do Laboratório, os alunos e seus respectivos orientadores estagiários e demais usuários do laboratório devem estar devidamente cadastrados no Laboratório, bem como seus projetos de pesquisa;

- O pesquisador orientador deverá vincular-se às atividades do Laboratório por meio de propostas de grupos de estudos, pesquisa ou atividades de ensino e extensão;

- O aluno usuário deverá apresentar projeto junto com o seu orientador vinculado ao Laboratório por meio de projetos de pesquisa ou de atividades de ensino ou extensão, ou ainda, de vinculo com os grupos de estudos e pesquisas;

- Os pesquisadores associados, alunos ou orientadores, deverão disponibilizar cópias digitais de trabalhos (artigos, monografias e dissertações e teses, relatórios e outros) e de seus projetos para o acervo do Laboratório; O projeto de pesquisa pode ser relacionado à monografia da graduação, à dissertação de mestrado, à tese de doutorado ou projetos diversos vinculados à UFG;

 

Uso do espaço físico e equipamentos

- Os armários do Laboratório serão destinados prioritariamente a guardar materiais dos projetos de pesquisa;

- Os equipamentos de informática destinam-se prioritariamente às atividades de pesquisa acadêmica, devendo o usuário e pesquisador que não estiver utilizando para esse fim disponibilizá-los aos outros de acordo com a demanda de momento;

- O uso de internet só está liberado para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, ensino e extensão prioritárias, bem como outras finalidades pertinentes que possam otimizar a formação acadêmica do usuário;

- Equipamentos coletivos como a impressora, terão seus custeios de cartuchos e tintas socializados entre os usuários quando não custeados pelos projetos de pesquisa;

- É vetado o consumo de alimentos e bebidas próximo aos equipamentos de informática e de pesquisa do laboratório;

- É vetada a ocupação de computadores e conversas não acadêmicas simultaneamente;

- Os estagiários e bolsistas não curriculares terão horários especificados para suas consultas pessoais na internet, sem prejudicar o acesso dos pesquisadores e usuários vinculados a projetos de pesquisa;

- A manutenção do laboratório é de responsabilidade dos/as que usufruem do espaço para estudos e reuniões;

- Usuários que desrespeitarem estas regras poderão ter penalidades desde o não uso dos equipamentos ao pagamento de taxas simbólicas que vão reverter a aquisição de material para o laboratório.

 

Disposições Gerais e missão

Colaborar para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, laboratoriais de alunos e bolsistas da graduação, do Programa de Pós-graduação da instituição bem como dos estudantes de intercâmbio.

 

 

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